terça-feira, 13 de janeiro de 2015

[Tutorial #3] Substituição do disco de freio e pastilhas (Original e 1.0 p/ 1.6 ou Duratec 2.0)

Como estão?

Hoje conhecendo um pouco mais a linha de freio do Ka, vamos ver que, uma simples substituição de pastilhas pode não ser só importante, mas um dos fatores de segurança de nosso Ford Ka.

Tão importante quanto as pastilhas, temos o disco de freio e os seus componentes da linha e é com essa introdução que iremos ter um resumo de como funciona:


O sistema de freios constitui uma das partes mais importantes e vitais de um veículo, sendo projetado para dar o máximo de rendimento com um mínimo de manutenção. Corretamente conservado e ajustado, o sistema de freios proporciona ao motorista a garantia de uma frenagem segura, sob as mais diversas condições de tráfego.
No uso contínuo de um veículo, nenhum componente é tão intensamente sujeito a esforços e altas temperaturas quanto o sistema de freios, isto em decorrência das frenagens. Embora sejam os componentes de um sistema de freios rigorosamente projetados e fabricados, o uso contínuo dos freios durante um período resultará em desgaste natural de alguns de seus componentes.
Estes desgastes serão compensados por dispositivos automáticos de ajustagem incorporados ao sistema de freio pelo fabricante. Contudo, a necessidade de substituição de certos componentes após determinado tempo de serviço deve ser prevista.


O sistema de freio suporta todo o peso do veículo e as forças que atuam sobre ele, do tipo aceleração lateral, desaceleração e os esforços de frenagem. Este sistema também é o responsável por gerar muito calor como conseqüência do atrito. As peças de acionamento e controle precisam ser fabricadas com excelentes materiais para que o freio desempenhe seu papel na segurança.
O pedal de freio é considerado a primeira peça do sistema, e faz parte do processo de acionamento , ou seja, é no pedal que o motorista vai pressionar para ativar o freio. O pedal é preso por um eixo que está fixado na parede de fogo e estrutura do carro, logo acima dos pés do motorista. O pedal é fabricado de metal, possui algumas pedaleras, em geral de borracha, onde o motorista calça o pé para aplicar a força. Neste mesmo eixo ainda estão os pedais de acionamento do acelerador e embreagem.
Depois do pedal de freio encontramos o servo freio que recebe o movimento do pedal através de uma haste de ligação. O servo freio é um componente que tem o papel de servir, auxiliar ao motorista na força de freio aplicada ao sistema.
Por meio de uma mangueira o motor está ligado ao servo freio ou “hidrovácuo”, o motor cria uma sucção de ar no sistema, o servo freio fica com um vácuo interno, em duas câmaras divididas por uma membrana. Quando o motorista aplica força no pedal a haste acaba abrindo passagem do ar em um lado. O outro lado continua ligado ao motor, dessa maneira, a haste que está ligada a membrana acaba sendo empurrada para frente e o servo freio realiza a sua função de auxiliar na força de frenagem.
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Haste do servo freio, no centro do componente
A haste continua indo pra frente e o próximo componente a receber o movimento do pedal e servofreio é o “cilindro mestre”. O cilindro mestre é um recipiente em forma de cilindro que conta com um reservatório ligado a parte superior. Dentro do cilindro mestre encontramos um ou dois pistões que recebem o movimento de componentes anteriores e geram pressão no fluido dentro do sistema.
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 Cilindro mestre do freio
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Cilindro mestre e haste
O fluido de freio também pode ser considerado um componente, um dos principais, pois é o fluido que transfere movimento e força até as rodas. O fluido percorre dentro das tubulações rígidas, de uma liga de aço e cobre. A tubulação leva o fluido até as rodas, como as rodas se movimentam de um lado para o outro e para cima e para baixo é necessário a utilização de uma tubulação de borracha perto das rodas, chamada de “flexível”.
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Fluido de freio
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Flexível de freio
Depois dos flexíveis encontramos a parte de atuação do sistema, os componentes que vão atuar, como a aplicação da pastilha no disco, fazendo o automóvel reduzir a velocidade.
A pinça de freio é um atuador do sistema que equipa praticamente 90% da frota atual de veículos automotores. Os outros 10% restam para os veículos mais antigos e a linha pesada. Alguns automóveis, principalmente os mais novos, top de linha ou esportivos, oferecem opções de pinça para as rodas traseiras. A pinça de freio é tecnicamente conhecida como Punho ou cavalete. É um cilindro atuador que recebe movimento do fluido e atua sobre um pistão, gerando força para fechar as pastilhas de freio no disco.
A pastilha e o disco são componentes de contato do sistema de freio. São as pastilhas que tocam a pista do disco de freio, gerando atrito e fazendo com que a roda e conseqüentemente, o veículo, perca velocidade.
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Pastilhas de freio
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Disco de freio

A linha popular e uma gama de veículos médios são equipados com um modelo de freio atuador chamado de tambor, geralmente dispostos no freio trazeiro. O sistema é composto por um tambor que gira num rolamento central por cima das pastilhas, chamadas de lonas de freio.

Depois de conhecermos bem detalhado o freio dianteiro, pode ser realizado alguma mudança no freio original do Ka?

Com certeza, existe duas opções para a melhoria do freio do Ka, uma delas é conforme o tutorial abaixo, feito por mim em um Ka 2013, sendo substituído o freio do 1.0 pelo do 1.6
Se você ainda não entendeu bem o vídeo, a alteração é simples.
Ferramentas:

- 2 chaves de 13mm (uma de boca e outra combinada)
- 1 chave de 17mm combinada (ou catraca)
- 1 chave de fenda grande para recolher o embolo do pistão da pinça
- WD (se necessário) para tirar a oxidação dos parafusos

Método de trabalho:
Após recolher todo o êmbolo do pistão da pinça, com o auxílio da chave de fenda, forçando a pastilha contra a pinça, retirar os dois parafusos de trás da pinça com a combinada de 13mm. Após soltar a pinça, com a chave de 17mm soltar o cavalete da pinça, os parafusos ficam localizados ao lado da pinça de onde você retirou elas.
Com a remoção da pinça, o disco já ficará solto e basta remover puxando-o
NOTA - Pode ser utilizado o mesmo flexível de freio, se estiver em bom estado. É necessário também utilizar um fluído de freio com Dot acima de 4 (recomenda-se o 5.1 VARGA ou Pentosin).

O freio do 1.6 possui disco ventilado, ou seja, maior reposta na frenagem e menos fadiga em altas temperaturas.

Caso seja de vontade, pode-se utilizar o freio da Ford EcoSport 2.0 Manual, são discos de 256mm de diametro.
NOTA - A utilização desse freio é apenas para rodas acima de aro 14, devido ao tamanho.
Atente-se para a substituição do fluído de freio, discos e pastilhas no manual do veículo


Forte abraço.

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