Vamos a mais uma dica de faça você mesmo que vai poder apimentar o seu Rocam.
Fugindo um pouco da manutenção periódica, vamos tirar a Segunda-feira pra discutirmos sobre escapamento, fluxo de gases, etc etc. Há diversas histórias sobre a mecânica e principalmente a preparação, o que vale a pena ou não e o que realmente ganha potência / torque.
O fluxo de gases do escapamento é influenciado pela admissão do carro e pela mistura de combustível também.
São duas as funções principais do sistema de escapamento: conduzir os gases quentes resultantes do funcionamento do motor até um local em que estes possam ser lançados para a atmosfera sem perigo para os ocupantes do automóvel e reduzir, por meio de um silencioso – a panela de escapamento -, o ruído provocado pela expulsão desses gases.
Os gases originados no motor expandem-se com grande energia, passando para o sistema de escapamento sob forte pressão. Cada vez que os gases passam para a tubulação de escapamento, forma-se uma onda de choque – a um ritmo de milhares de ondas por minuto -, pelo que o ruído dos automóveis seria insuportável se não fosse reduzido.
Quando os gases de escapamento abandonam o silencioso, já se expandiram o suficiente para que sua pressão desça até próximo do valor da pressão atmosférica e o ruído seja amortecido.
Se os gases de escapamento não forem totalmente expulsos, a admissão da mistura de gasolina e ar na câmara de explosão será dificultada e a mistura ficará contaminada por gases residuais resultantes da combustão, o que provocará um baixa no rendimento do motor. As tubulações de escapamento são concebidas de maneira a impedir a interferência entre os gases de escapamento expulsos sucessivamente de cada cilindro. Pretende-se assim que os gases passem para o tubo de escapamento o mais livremente possível.
É impossível evitar completamente a existência de contrapressão no sistema de escapamento devido ao efeito restritivo do coletor, dos tubos de escapamento e do silencioso. O sistema é, assim, concebido para silenciar o escapamento com um mínimo de restrição no fluxo dos gases.
Com essa intro, vamos a parte prática, a troca de coletor do Ka MK2 (2008 a 2013), pelo do 1.6 MK1 (2001 a 2007)
Mas qual a diferença entre eles? Vale a pena?
Basicamente temos de cara, uma diferença entre o desenho dos fluxos:
A esq. Coletor do Ka XR 2001 e a dir. Coletor do XR 2007
Tome nota!!!
Há uma variação entre os dois coletores acima, o da esquerda possui um fluxo direto na junção do 4 para o 1, sem o "gargalo", tendo assim um fluxo direto e a direita temos um gargalo, impedindo o fluxo contínuo, com uma curva mais acentuada no primeiro cilindro. Essa diferença deve-se a controle de ruídos, modificando também o seu diâmetro (de 2" para 1/7/8).
E esse coletor não é igual ao Ka MK2 porque? O que diferencia?
A esq. Coletor do Ka MK2 (2009) e a dir. Coletor do Ka XR 2007
Nitidamente a diferença é notada a olho nú e sentido no pé, após a instalação.
De 2008 até o primeiro semestre de 2009, a Ford adotou ao coletor do Ford Ka o catalisador integrado a uma flange no escapamento, após 2009 o catalisador já ficou integrado ao coletor, por conta do p´re-aquecimento dos gases e a leitura por duas sondas distintas, o desenho é o mesmo e pode ser substituído pela linha MK1.
De 2008 até o primeiro semestre de 2009, a Ford adotou ao coletor do Ford Ka o catalisador integrado a uma flange no escapamento, após 2009 o catalisador já ficou integrado ao coletor, por conta do p´re-aquecimento dos gases e a leitura por duas sondas distintas, o desenho é o mesmo e pode ser substituído pela linha MK1.
Qual o ganho?
Ainda não foi passado em Dinamômetro para aferição só do coletor, estima-se um ganho de 8hp apenas com a troca e a eliminação do catalisador, o ruído interno não muda, mas o som em alto giro é mais grave e agradável.
Ainda não foi passado em Dinamômetro para aferição só do coletor, estima-se um ganho de 8hp apenas com a troca e a eliminação do catalisador, o ruído interno não muda, mas o som em alto giro é mais grave e agradável.
Valores:
O coletor do Ka XR / Action primeira safra (2001 para XR e pós 2002 para o Action) ainda acha em Concessionário, a seguir pelo código da peça:
O coletor do Ka XR / Action primeira safra (2001 para XR e pós 2002 para o Action) ainda acha em Concessionário, a seguir pelo código da peça:
XS4G/ 9431/EC/
R$ 120,00 a R$ 150,00
Junta de escapamento original Ford:
XS6E/ 9448/AC/
R$ 90,00
Ganhos:
Média e alta rotação (com a elminação do catalisador), Baixa e média rotação (mantendo o catalisador).
Substituição:
Remoção de 9 porcas travantes de 13mm e a substituição da junta de coletor nova.
Remoção de 9 porcas travantes de 13mm e a substituição da junta de coletor nova.
Tempo de trabalho: de 50 min a 1:00 hora.
Bom Dia, coloquei o código do coletor do Ka: XS4G/ 9431/EC/ e não existe... será que mudou ou não tem mais?
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirMeu ford ka e 2010 sendo assim o coletor interisso com o catalizador correto!
Gostaria de saber se eu tirar o coletor original do carro e colocar esse do tutorial vai servir perfeitamente no escap sem precisar fazer alguma curva no escap ate o coletor