sábado, 10 de janeiro de 2015

[Tutorial #1] Troca do rolamento traseiro das rodas, troca das lonas traseiras, cilindro de roda e regulagens.

Fala galera, tudo certo?

Seguindo com a postagem do faça você mesmo, hoje vou explicar bem detalhado a substituição do rolamento traseiro das rodas, limpeza e lubrificação das sapatas (lonas) de freio e ajuste do freio de mão.

1° Passo - Desmontagem da panela de roda traseira:
O processo de desmontagem das peças é tão simples quanto parece, o uso de ferramentas adequadas ajudam e muito no processo, a paciência também é exigida.

A desmontagem consiste basicamente em 3 passos:

* Remoção da tampa de proteção do centro da panela da roda com o auxílio de uma chave de fenda com ponta bem fina.

* Utilizando uma alvanca de chave fixa e soquete 30mm, soltar a porca travante.
- NOTA: Há uma cupilha entre a porca e o eixo do parafuso, o mesmo deve ser soltado com uma chave de fenda.

* Com a remoção completa do conjunto, fazer uma verificação do rolamento interno.
- NOTA: Remover por completo a graxa antiga do rolamento e verificar as pistas do mesmo, rolando ponto por ponto, se alguma pista estiver com marcação preta de rodagem, descartar este rolamento, efetuar uma limpeza completa de todo o conjunto.


Rolamento usado, mas ainda em ótimas condições.

Graxa nova para os rolamentos

NOTA - Deve-se cobrir o rolamento inteiro com a graxa para evitar a marcação de pista na primeira rodagem, antes da montagem final.


Porque devemos nos preocupar com essa peça? Como vou saber quando trocar?

Toda e qualquer peça em um veículo tem uma vida útil, dependendo do uso (severo ou não), devem ser substituídas com o tempo, isso vale para peças mecânicas e elétricas.
O rolamento de roda traseiro é um item importante pra vida útil do tambor de freio e do conjunto de lonas, o desgaste dessa peça e a não substituição ocorre em:

- Ruido alto e intermitente na rolagem do carro
- Aumento do desgaste das peças do freio traseiro
- Desgaste da ponta de eixo do tambor

E para qual rolamento devo trocar?

O mercado oferece diversas opções de peças, o fabricante sempre utiliza aquela marca mais conhecida no mercado e com uma vasta opção, dentre elas temos:

KOYO
FAG
SKU

As três são de ótima procedência, e o valor delas estão entre R$ 40,00 e R$ 70,00

O que facilita também na hora da verificação do rolamento é a substituição das sapatas de freio (se necessário), verificação de vazamentos no cilindro de roda e a tensão das molas na sapatas, dependendo do ajuste do freio de mão.

Mas como são essas peças?

Lonas e sapatas de freio traseira do Ka

Lonas

NOTA - A substituição das lonas pode ser feitas sem a troca das sapatas, com o auxílio de um martelo e morsa, ou um suporte que segure as sapatas, basta quebrar a lona velha e utilizar a nova, prendendo com rebites, para segurar o rebite a sapata, é necessário apenas martelar de leve o fundo dela, tomando cuidado para não trincar a lona nova.

Cilindro de roda traseiro

Quando substituir o cilindro de roda traseiro?

A resposta é simples e visível a olho nú, qualquer cilindro de roda possuem duas esferas paralelas, essas esferas com o tempo costumam vazar óleo, contaminam as lonas e esse óleo é despejado pra fora do tambor de freio, a substituição consiste em soltar apenas dois parafusos de 13mm no lado traseiro do tambor de freio (espelho, mais conhecido).


- A função do cilindro de roda é transformar a pressão vinda do cilindro mestre através do fluido em força mecânica, aplicada sobre as sapatas de freio.

Valor da peça: R$ 40,00

A regulagem do freio de mão é totalmente interna, com a remoção da capa de borracha do carpete ao freio de mão, localiza-se um parafuso de 10mm, a regulagem é apenas girando ele em sentido horário ou anti-horário, a regulagem perfeita é a critério do usuário, um termo perfeito para isso é o estralo de 3x quando aciona-se o freio de mão.

Qualquer dúvida, podem deixar nos comentários.

Bom trabalho em seus Ka's :)

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