Seguindo com a postagem do faça você mesmo, hoje vou explicar bem detalhado a substituição do rolamento traseiro das rodas, limpeza e lubrificação das sapatas (lonas) de freio e ajuste do freio de mão.
1° Passo - Desmontagem da panela de roda traseira:
O processo de desmontagem das peças é tão simples quanto parece, o uso de ferramentas adequadas ajudam e muito no processo, a paciência também é exigida.
A desmontagem consiste basicamente em 3 passos:
* Remoção da tampa de proteção do centro da panela da roda com o auxílio de uma chave de fenda com ponta bem fina.
* Utilizando uma alvanca de chave fixa e soquete 30mm, soltar a porca travante.
- NOTA: Há uma cupilha entre a porca e o eixo do parafuso, o mesmo deve ser soltado com uma chave de fenda.
* Com a remoção completa do conjunto, fazer uma verificação do rolamento interno.
- NOTA: Remover por completo a graxa antiga do rolamento e verificar as pistas do mesmo, rolando ponto por ponto, se alguma pista estiver com marcação preta de rodagem, descartar este rolamento, efetuar uma limpeza completa de todo o conjunto.
Rolamento usado, mas ainda em ótimas condições.
Graxa nova para os rolamentos
NOTA - Deve-se cobrir o rolamento inteiro com a graxa para evitar a marcação de pista na primeira rodagem, antes da montagem final.
Porque devemos nos preocupar com essa peça? Como vou saber quando trocar?
Toda e qualquer peça em um veículo tem uma vida útil, dependendo do uso (severo ou não), devem ser substituídas com o tempo, isso vale para peças mecânicas e elétricas.
O rolamento de roda traseiro é um item importante pra vida útil do tambor de freio e do conjunto de lonas, o desgaste dessa peça e a não substituição ocorre em:
- Ruido alto e intermitente na rolagem do carro
- Aumento do desgaste das peças do freio traseiro
- Desgaste da ponta de eixo do tambor
E para qual rolamento devo trocar?
O mercado oferece diversas opções de peças, o fabricante sempre utiliza aquela marca mais conhecida no mercado e com uma vasta opção, dentre elas temos:
KOYO
FAG
SKU
As três são de ótima procedência, e o valor delas estão entre R$ 40,00 e R$ 70,00
O que facilita também na hora da verificação do rolamento é a substituição das sapatas de freio (se necessário), verificação de vazamentos no cilindro de roda e a tensão das molas na sapatas, dependendo do ajuste do freio de mão.
Mas como são essas peças?

Lonas e sapatas de freio traseira do Ka

Lonas
NOTA - A substituição das lonas pode ser feitas sem a troca das sapatas, com o auxílio de um martelo e morsa, ou um suporte que segure as sapatas, basta quebrar a lona velha e utilizar a nova, prendendo com rebites, para segurar o rebite a sapata, é necessário apenas martelar de leve o fundo dela, tomando cuidado para não trincar a lona nova.

Cilindro de roda traseiro
Quando substituir o cilindro de roda traseiro?

- A função do cilindro de roda é transformar a pressão vinda do cilindro mestre através do fluido em força mecânica, aplicada sobre as sapatas de freio.
Valor da peça: R$ 40,00
A regulagem do freio de mão é totalmente interna, com a remoção da capa de borracha do carpete ao freio de mão, localiza-se um parafuso de 10mm, a regulagem é apenas girando ele em sentido horário ou anti-horário, a regulagem perfeita é a critério do usuário, um termo perfeito para isso é o estralo de 3x quando aciona-se o freio de mão.
Qualquer dúvida, podem deixar nos comentários.
Bom trabalho em seus Ka's :)
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